terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Ramal de Guapimirim pode ser Ramal de Teresópolis - Linha Dedo de Deus


Estarei apresentando aqui algumas sugestões para melhorar o setor ferroviário no estado do Rio de Janeiro. Algumas idéias que podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social de muitos municípios. E aqui vai a primeira: A região metropolitana do Rio de Janeiro cresceu muito nos últimos, diversas cidades hoje são chamadas de cidades-dormitórios, onde o trabalhador perde uma boa parte do seu tempo no deslocamento, casa-trabalho e trabalho-casa e não tem tempo para curtir e fazer outras coisas. Como a única opção de transporte é o ônibus, a pessoa enfrenta um trânsito caótico que tende a piorar com o passar dos dias. E foi pensando nisso que surgiu a ideia de subir a serra de Teresópolis de trem. Hoje, boa parte da população de Teresópolis desce a serra para trabalhar e estudar diariamente. É uma cidade que fica há 75 Km da capital, o que pode ser considerado pouco quando comparado com outras cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. 


Existe o Ramal de Guapimirim que é muito mal aproveitado pela concessionária Supervia, que não oferece muitas viagens e disponibiliza um trem que ainda é puxado por uma locomotiva do início do século XX. A composição parte da estação de Saracuruna, bairro pertencente ao município de Duque de Caxias, com horários prefixados e que na grande maioria das vezes deixam os passageiros na mão com frequentes atrasos. Em diversos momentos andando de trem fiquei me perguntando sobre o espaço ocioso existente na via férrea do ramal de Saracuruna da Supervia, fruto da desativação do trem da antiga Estrada Ferro da Leopoldina. As composições partiam da estação da Leopoldina com destino a diversas cidades, as principais eram Petrópolis, Guapimirim e Niterói, e, aos poucos foram parando de circular. Antigamente, chegou até a existir um ramal que partia da estação de Guapimirim e chegava-se até Teresópolis, porém, não funcionou por muito tempo e foi desativado.


O futuro ramal poderia funcionar como expresso entre a Leopoldina e Saracuruna, saindo da Leopoldina no intuito de reativar e revitalizar a estação e parando somente nas principais: São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Penha e Duque de Caxias. E fazendo parada em todas as estações de Saracura até Guapimirim e em seguida subir a serra até Teresópolis com uma parada na entrada do Parque da Serra dos Órgãos. Seriam oferecidos trens elétricos, de bitola métrica (padrão brasileiro), com duas linhas e intervalos de vinte minutos. Automaticamente a população dos municípios de  Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Teresópolis iriam migrar para o transporte ferroviário. A expectativa inicial seria de 200 mil passageiros por dia, levando em conta somente os trabalhadores que moram em nessa região. É claro que este número pode ser maior, o turismo não fez parte de cálculo. 


O espaço para construção da ferrovia já existe, o número de desapropriações seriam mínimos, pois a maior parte do percurso passa por localidades protegidas pela própria Supervia. O único entrave seria fazer o trem subir a serra de 1.100 metros de altitude. Uma obra que poderá consumir 3 bilhões de Reais nos dias atuais, sendo um investimento que o Governo iria estar fazendo a longo prazo. Já foi constato que a região pode passar futuramente por especulação imobiliária, segundo especialistas, os municípios dispõem de terras em abundância e ficam próximos da capital, características ideias para tal fenômeno. A economia do local conta com algumas indústrias que em emprega uma parcela dos trabalhadores. 

O que precisamos de força de vontade e honestidade para retirar do papel. Precisamos investir em transporte de massa, não podemos ficar dependentes de ônibus. O ônibus tem que ser uma espécie de complemento para o transporte ferroviário.