sábado, 23 de fevereiro de 2008

Bolívia x Brasil

É impressionante a incapacidade do atual Governo em negociar o Gás da Bolívia. No governo FHC em parceria com outros países da América Latina, fizeram um investimento altíssimo com o gasoduto. E logo assim, que Evo Morales assume, ele nacionaliza a Petrobras, paga um valor baixíssimo pelas instalações, não cumpre com os acordos que foram firmados com os governos anteriores, e depois vem dizer publicamente que não tem capacidade de fornecer Gás suficiente para os países da América Latina, principalmente o Brasil. A Petrobras vinha fazendo um forte investimento naquele país, e o Brasil não teve o retorno desse dinheiro que foi gasto, e o Ministério das Relações Exteriores não soube na época, encontrar formas de recuperar este valor que foi perdido. Mais tarde, o presidente Lula anuncia um investimento de mais de 1 bilhão em infraestrutura entre Brasil e Bolívia, alegando que seriam melhorias no comércio bilateral.

E agora eles encontram dificuldades em dividir com a Argentina o gás que é produzido. O Governo Federal tem que ser mais dinâmico nessas negociações, o Brasil não pode aceitar passificamente as exigências impostas pela Bolívia, e mais, a Bolívia alega que não tem condições de abastecer o Brasil e a Argentina, então pq nacionalizou a Petrobras? Se o país não tem $ para continuar com os investimentos em aumento de produção... Fica comprovado que essas idéias Socialistas são incompatíveis com o mundo de hoje. Determinados setores, o governo tem que deixar a iniciativa privada comandar.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/02/23/bolivia_brasil_argentina_nao_chegam_conclusao_sobre_abastecimento_de_gas-425833887.asp

0 comentários: