segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A volta da violência

Ontem o bicho pegou no morro do Turano no Rio Comprido, muitos tiros sendo disparados numa região que foi pacificada pelo Estado. Isso mostra que o formato das UPPs precisa urgentemente de ajustes. Muitas comunidades estão abandonadas e estão sofrendo com a volta da violência. A secretaria de segurança não confirma, porém, foi deslocado um grande efetivo de policiais para regiões turísticas da cidade. Por outro lado os policiais estão trabalhando desmotivados, sem a certeza do pagamento de salário em dia. 

A ideia da UPP é super válida, o problema é que o próprio Governo do Estado abandonou o projeto inicial e vinha tendo uma concepção muito positiva por parte da população, muitos empreendimentos imobiliários surgiram com a chegada das UPPs. A presença dos policiais nos morros é importante, entretanto, o desenvolvimento social tem vir logo em seguida,  só assim a localidade será de fato conectada com a cidade. As comunidades são marginalizadas na grande maioria das vezes devido a ausência do Estado, as pessoas que vivem ali se sentem num lugar a parte, falta saneamento básico, aérea de lazer e a desordem urbanística reina nessas localidades.

A população respeitava os policiais no início, agora, o tráfico já tomou conta novamente. Voltaram a desfilar com os fuzis, e pior, na frente das UPPs. Os policiais perderam o "glamour" e estão trabalhando desmotivados e com medo. As péssimas condições de trabalho já foram denunciados diversas vezes pelos jornais, alojamentos precários e sem água. Sem dinheiro para reformas e ampliação, o Estado confirma os problemas, mas nada faz para melhor essa situação. 

Até quando vamos continuar nessa situação? 


0 comentários: