Lula diz que Brasil e Peru devem apostar em acordos bilaterais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (18) que celebrar contratos com a América Latina é também uma alternativa comercial para o Brasil. "Fico imaginando quanto tempo perdemos olhando para o outro lado do Atlântico, sendo que temos uma solução bem aqui do nosso lado", discursou, após reunião com o presidente do Peru, Alan Garcia, no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. Lula destacou ainda que os dois países devem buscar acordos bilaterais para incrementar as trocas comerciais e a cooperação em áreas de interesse comum.
Os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Miguel Jorge (Desenvolvimento e Indústria) e Dilma Rousseff (Casa Civil) também participaram da reunião com o presidente peruano.
Para Lula, as pessoas preferem ter contatos com parentes mais ricos, em vez de se relacionarem com parentes pobres e o mesmo hábito também se repete entre os países. "Queremos dobrar as exportações para os Estados Unidos. Mas, enquanto isso não acontece, por que não exportar para o Peru?", questionou. O presidente lamentou o "tempo perdido", mas disse que as relações entre os dois países aconteceram no momento adequado. "Nós nos descobrimos na hora certa. Agora temos que descobrir similaridades, oportunidades e chances que temos uns com os outros, mas já descobrimos um denominador comum", ressaltou.
O presidente disse ainda que Brasil e Peru devem apostar em acordos bilaterais após o fracasso da Rodada Doha. Uma das idéias do presidente é criar agências para financiar os projetos dos dois países. "Antes não tínhamos projetos, dinheiro ou vontade política. Hoje temos os três e vamos criar uma via de duas mãos, para que todos saiam vencedores", discursou. Lula se definiu como um "fanático pela América Latina" e defendeu que o continente esteja unido e integrado. "Cada país é dono do seu destino, mas é preciso que haja consenso para que todos saiam ganhando", comentou, referindo-se à situação da Bolívia. "Sou um dos presidentes que mais viaja por aqui porque acredito no nosso potencial", completou.
O presidente peruano Alan Garcia disse que a América Latina está construindo um novo cenário político mundial. "E o Brasil, que é um país sólido, será o ator principal e impulsionará os demais países para o progresso."
0 comentários:
Postar um comentário