quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A disparada da Informalidade


É notório que um grande número de pessoas migraram para o comércio informal nas ruas, trens, ônibus e metro. O péssimo desempenho da economia brasileira trouxe de volta números alarmantes de desempregados que não tiveram outra opção e montaram um barraquinha na rua ou oferecem suas mercadorias dentro dos transportes públicos.

É justamente na crise que surgem as grandes oportunidades, vários empresários de sucesso hoje começaram na informalidade. O problema é que nem sempre os órgãos fiscalizadores tratam com o devido respeito esses trabalhadores, usam a truculência para inibir o comércio. Tá certo que por outro lado muitos não respeitam as normas de convivência, expõem suas mercadorias em qualquer lugar, utilizam alto-falantes, sujam as ruas e etc.

Entretanto, o que fazer para combater isso? Precisamos voltar para o ciclo do crescimento econômico. Só o atual "desgoverno" que não enxerga isso, continua se preocupando com medidas extremamente eleitoreiras e deixa de realizar as reformas necessárias para estruturar o país e passar credibilidade para os investidores internacionais.

Atualmente, muitas pessoas ainda estão recebendo o seguro desemprego e alimentando o comércio informal, e amanhã? Vai tomo mundo virar um camelô? A Dilma parece não se importar com isso.

Como será o amanhã
Responda quem puder
O que irá me acontecer
O meu destino será como Deus quiser...

0 comentários: