terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nunca na História


O economista mais pessimista não iria imaginar que o Brasil fosse bater o seu próprio recorde negativo na economia, cair três vezes consecutivas (2015, 2016 e 2017), conforme relatório divulgado hoje pelo FMI. Somente em 1930 o PIB brasileiro caiu duas vezes seguidas, 1930 e 1931, conforme série histórica divulgada pelo Banco Central. Devemos levar em consideração que em outubro de 1929 ocorreu a quebra da bolsa de Nova York, episódio que ficou conhecido como a "Grande Depressão" refletindo diretamente no ano seguinte por aqui. Outro problema que contribuiu bastante foi a Revolução de 1930, onde um movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Sul, culminou na troca dos presidentes da época, afetou bastante o crescimento econômico. 

O PT e a sua turna conseguiram realmente destruir a economia brasileira com o inchaço da máquina administrativa, pagamento de benefícios sociais, inflação disparada, escassez de crédito, desemprego disparado e obras inacabadas superfaturadas sendo denunciadas na Operação Lava-jato. 

O política econômica monetária entrou numa sinuca de bico, o Governo precisa aumentar a arrecadação e não consegue oferecer incentivos fiscais para determinados setores, como por exemplo o automotivo. Zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) seria um tiro no próprio pé. A Construção Civil encolheu e retornou ao nível de emprego de 2010. 

Prepare-se, o pior ainda está por vir! 

0 comentários: