quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cuba dando tchau ao Comunismo


Finalmente o Comunismo chega ao seu fim, o governo Cubano vem rompendo com os princípios marxistas ortodoxos, acabando com o igualitarismo salarial e a substituição do atual sistema por uma gestão na qual o pagamento será feito com base no rendimento e produtividade. O povo irá conhecer um novo estilo de vida, os trabalhadores agora ganharão bônus ao alcançarem metas e não existirá mais o teto salarial. O conceito de pagamento igualitário estava em vigor desde a revolução, em 1959.

Raúl Castro vem introduzindo aos poucos o Capitalismo, e a população espera ansiosamente as mudanças, gradualmente uma série de medidas econômicas que sugeriam que o igualitarismo não era mais um princípio sagrado no país. E mais, as últimas medidas representam uma mudança no ritmo de políticas como a que permitiu a compra de telefones celulares e computadores em Cuba. E outras mudanças estão sendo feitas no setor agrícola, que englobam o aumento de preços para estimular a produção e permitiu que agricultores comprassem ferramentas e fertilizantes. Que bom!

Essa medida irá beneficiar futuramente a produção de alimentos básicos, que conforme algumas publicações estava em queda. Já então, que o governo Cubano vinha gastando milhões de dólares com a importações de alimentos.

Essas atitudes são apenas o começo de mudanças mais amplas na economia, que podem significar o fim do sistema de racionamento vigente no país. A população agradece o fim das políticas ultrapassadas de Fidel Castro.

Fim da Linha...

0 comentários: