sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Solução para o Lixo.


Enquanto a prefeitura do Rio não consegue se entender com a de Duque de Caxias sobre o destino do lixo. A quantidade de lixo gerada pela cidade do Rio não para de crescer, e o aterro sanitário de Saracuruna já chegou a sua capacidade máxima de armazenagem. Por outro lado, seguindo as idéias utilizadas em cidades dos EUA, Europa e Japão. Foi criado com tecnologia 100% Brasileira, um protótico de Termoelétrica movida a lixo (Usina Verde) aqui no Brasil, e que já funciona a todo vapor, a usina foi criada na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em parceria com a iniciativa privada.

Com a queima de resíduos sem poluir o ar, a usina tem capacidade de queimar aproximadamente 150 toneladas de ‘lixo bruto’ e produzir 850 KW de energia por dia, que consegue abastecer 4.300 residências. Após a triagem do lixo que é feita por uma cooperativa de catadores, separando o que ainda pode ser reciclado, é feita a combustão em 850 graus centígrados do lixo. Neste processo até a fumaça não compromete a qualidade do ar, é feita uma lavagem dos gases ácidos na fumaça por uma água atomizada alcalina, sem ruídos e CO2. E no final do processo é retirado 5% de cinzas, que podem ser misturadas com cimento na fabricação de tijolos ou com asfalto. O custo de instalação chega a 20 milhões, que pode ser custiado pela iniciativa privada em parceria com a prefeitura.

No Brasil uma grande parte do lixo das grandes cidades são enviados aos aterros sanitários, e poderia ser criado regionalmente unidades de incineração para o lixo. Com isso, 20% da energia consumida no país, poderia ser de fontes renováveis com esta. Extinguindo os lixões a céu aberto existentes, e o impacto ambiental que é gerado com a emissão do gás metano.

Espero que o futuro Ministro do Meio Ambiente Senhor Carlos Minc, venha com idéias ambientais de qualidade, e se preocupe mais com o destino do nosso lixo.

http://www.usinaverde.com.br/

0 comentários: