sábado, 19 de julho de 2008

Cuba terá internet banda larga em 2010

Cuba terá internet banda larga em 2010

Infra-estrutura será composta com cabo de fibra ótica submarino construído a partir da Venezuela


Os cubanos começam a ter contato com a tecnologia, apesar de ainda pouco disseminada e cara, e contarão com internet banda larga em 2010, de acordo com novos documentos publicados na segunda quinzena de julho.

O site Wikileaks - uma versão da Wikipedia para publicação de documentos oficiais - mostrou comunicações entre Cuba e Venezuela, em 2006, delineando planos para construir um cabo de fibra ótica entre os dois países.

"O contrato entre ambos os países, que foi verificado independentemente, adiciona peso às declarações de Cuba de que o embargo econômico dos Estados Unidos forçou a ilha a depender de links caros e lentos de satélites para ter conexão a internet", afirmou Julian Assange, editor de investigação da Wikileaks, em
seu relatório. "Cuba está situada a meros 120 quilômetros da costa da Flórida (EUA). O cabo proposto, de 1,5 mil Km, conectará Cuba, Jamaica, Haiti, Trinidad e o resto do mundo via La Guaira, na Venezuela".

O custo do cabo entre Cuba e Venezuela não foi revelado, mas deve ser bem maior do que o de uma conexão entre a Flórida e Havana; o governo cubano estima que um cabo entre a Flórida e Havana custarai US$ 500 mil.

O acesso a internet banda larga para o povo cubano (sem considerar governo
e cidadãos privilegiados) representa mudanças em relação às restrições impostas no país, em 2003. Na época, o governo foi duro com quem navegava na internet por meio do serviço telefônico oficial, barato mas lento. O governo chegou a dizer que agiria para "detectar e impedir o acesso a internet".

IT Web

A Internet em Cuba é um lixo


A vida em Cuba é muito dura. A dificuldade de acesso a quase tudo não poderia ser diferente com a Internet. Se não existe quase alimentos, energia, remédios e muito menos liberdade, o que se poderia esperar das conexões cubanas.

O Comandante da Revolução Cubana Ramiro Valdés, hoje ministro de Informática e Comunicações fez um discurso que está repercutindo pelo mundo durante a 12ª Convención y Exposición Internacional Informática 2007 em Havana, capital de Cuba.

De acordo com o Comandante o bloqueio que os Estados Unidos fazem no acesso de Cuba a Internet tem prejudicado muito o país. Reclamou que os cubanos não podem comprar equipamentos e softwares de empresas americanas e que não podem baixar programas gratuitos quando o IP é identificado como cubano. E ainda afirmou que o Google tem relações secretas com o governo americano, ajudando Bush a espionar os cubanos.

Cuba utiliza um satélite emprestado pela Venezuela para se conectar com o mundo. Existe um projeto de estender uma cabo de fibra ótica submarino da Venezuela até Cuba, mas sem data para sair do papel.

Isso já me parece reflexo da futura morte de Fidel Castro.

Ou tudo não passa de um grande choro mentiroso do Comandante da Revolução.

O que ele esqueceu de falar, é que se os cubanos pudessem usar os cabos de fibra ótica que passam pela costa cubana, com certeza não teriam mais facilidade de navegação do que eles tem hoje.

Afinal, porque os líderes cubanos iriam querer que o povo pudesse usufruir dos benefícios digitais do diabo americano, se eles nem podem colocar o pé fora da areia da ilha?

Se a Internet realmente prestasse em Cuba, com certeza seria o próprio governo cubano que iria bloquear o acesso a todos os sites que não falassem bem de Che Guevara e Fidel Castro. Inclusive o Google seria o 1º a ser bloqueado no ilha.

Convenhamos que não iam sobrar muitos sites pro povo cubano navegar.

Dudu Tomaselli

4 comentários:

Anônimo disse...

that's really cute..wish i had one too.

Anônimo disse...

Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.

Anônimo disse...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.

Emanuel Basilio Jr disse...

Thank You