sábado, 5 de julho de 2008

Meditar é preciso

A meditação é muito mais que apenas pensar ou refletir sobre algo. Meditar é entrar em um estado de consciência que nos faz compreender a nós mesmos e o mundo que nos cerca. A prática da meditação alivia as tensões de uma semana de trabalho intensa ou pode fazer com que a manhã já comece mais leve e tranquila.

Na correria em que vivemos, parar alguns minutos por dia na tentativa de se auto-conhecer é um exercício importante que deveria ser difundido e praticado por todos. A consciência dos nossos desejos mais íntimos e o auto-controle das emoções faz com que os problemas sejam menos valorizados que os momentos bons.

Quando se medita, é possível perceber detalhes da própria personalidade, o que auxilia na tomada de decisões e na percepção dos nossos medos e conflitos. Meditar afasta a depressão, o estresse, a ansiedade e a angústia.

A meditação exige discipina e alguns cuidados básicos para que se atinja os objetivos. É importante escolher um lugar sereno para se sentar com a coluna ereta (seja no chão com as pernas cruzadas ou mesmo em uma cadeira). As roupas devem ser confortáveis e o ambiente precisa estar agradável: acender um incenso ou colocar uma música suave ajuda a harmonizá-lo. Comece com dez minutos diários.

Inspire e expire lentamente com total controle dos movimentos e prestando atenção no caminho que o ar faz dentro de você. Mentalize um lugar tranqüilo em contato com a natureza. Com a prática, você pode usar o mantra OM como apoio. Procure não se movimentar.

Uma dica: evite meditar quando estiver muito cansado ou com sono, pois a concentração fica prejudicada. Escolha o melhor horário para você, seja pela manhã, à tarde ou à noite.

Isabelle Lindote

0 comentários: